Parágrafo “dialógico” sobre o texto Animação Cultural

  O texto exprime a vontade dos objetos de inverter a soberania existente na humanidade, onde eles nos “dominariam”, e não ao contrário. Eles buscam a superioridade visto que, são os animadores da humanidade e pontos primordiais em nossas vidas. Esse objetos expõem que a justificativa dos humanos para os controlarem é sem sentido, já que esses argumentam que os objetos são criados por eles e para os servirem. 

  No entanto, no decorrer da escrita, fica claro que essa tal soberania já está invertida e, no atual mundo, somos nós, humanos, que somos dominados e controlados pelos objetos. Tal ideia contraria a posição inicial do texto e nos faz refletir sobre a humanidade e sua submissão à esses instrumentos.

  Outro ponto importante tratado no texto, é a transformação da cultura em algo vazio. Os objetos consideram a desvalorização da cultura como tarefa suprema, já que perdeu seu sentido, desde que começou a ser vista como um conjunto de “bens”, e não como um conjunto lúdico.

  Por fim, podemos fazer também, uma relação do texto com o capitalismo. A ideia da cultura não mais ser vista como algo lúdico e sim como algo para vender, para consumir, nos faz refletir sobre todo esse sistema e a cultura do consumo valorizada por ele. 

Comentários

Postagens mais visitadas