“Nosso Programa” : finalística, causalística e programática - Vilém Flusser

  O texto “Nosso Programa” de Vilém Flusser, discute sobre três ideologias distintas sobre cisoes do funcionamento da realidade: a finalística, causalística e programática.

 Para a finalística, tudo tem uma meta, a existência busca um objetivo que deve ser alcançado, um fim. Já a causalística, se baseia na causa e consequência, um acontecimento surgiu necessariamente de situações prévias e terá por consequência situações futuras. Por fim, Flusser apresenta a programática, a qual contrapõe a finalística e a causalística, visto que a sua essência é o entendimento de que tudo é acaso. 

  Durante a aula, realizamos uma dinâmica em que podemos perceber melhor a funcionalidade de cada visão. A partir da ordenação dos alunos do mais baixo para o mais alto, percebemos tanto a finalística, já que temos um objetivo final, quanto a causalística, ao fazermos uso da causa e efeito. Com a segunda dinâmica, na qual nos tocávamos diagonalmente ou horizontalmente, percebemos a causalística, já que o movimento de um dependia do outro, fazendo uso da causa e efeito. Por fim, ao dispersar os alunos no centro e os deixando “livres” para escolher outros colegas para tocar horizontal ou diagonalmente, nota-se o uso da programática, onde tudo depende do acaso, já que cada um poderia escolher o movimento e o local para se posicionar.

  Por fim, o texto nos trás ainda, a reflexão sobre a falsa ideia de liberdade e o controle dos objetos sobre os humanos: “depende de se aprenderemos em tempo de sermos tais jogadores, se continuarmos a sermos ‘homens’, ou se passaremos a ser robôs: se seremos jogadores ou peças de jogo.

Comentários

Postagens mais visitadas