visita ao mhnjb

   A visita ao MHNJB foi muito enriquecedora. A oportunidade de conhecer a exposição de arqueologia, o presépio do Pipiripau, além de interagir com a vasta natureza presente no local, foi muito interessante. 
    No início da aula, os professores apresentaram um fragmento do filme "2001: uma odisseia no espaço", além de um drops sobre objetos, sendo possível aprimorar nossos conhecimentos sobre a sua concepção e seus diferentes possíveis usos, discutindo acerca de como não possuem uma finalidade fixa, e sim como, através da experimentação humana, os objetos podem assumir diversas formas e funções. Dessa forma, extrapolando a funcionalidade e a significação, os objetos se tornam obras de arte.
   Primeiramente, visitei a exposição de arqueologia a qual conta com a presença de acervo acerca de 4 sítios arqueológicos diferentes de Minas Gerais. A exposição permite aos visitantes um aprofundamento sobre a antiguidade e grande diversidade cultural dos povos indígenas do Brasil, apresentando diferentes visões de mundo, religião, espiritualidade e relação com os seres.
    Posteriormente, fui ao Presépio do Pipiripau, obra do brasileiro Raimundo Machado, no qual ele apresenta, com uma riqueza de detalhes admirável, a história da vida e da morte de Jesus Cristo, costurada ao cotidiano de uma cidade, com sua variedade de artes e ofícios. O presépio conta com 586 figuras móveis, distribuídas por 45 cenas. É perceptível o carinho e esmero com quais foram feitos os personagens e cenários. 


A experiência da visita ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG como um todo foi muito encantadora e impressionante. 

Comentários

Postagens mais visitadas